Libra: A criptomoeda do facebook. O que não te contaram!!!

LIBRA: A criptomoeda do Facebook! O que não te contaram!!!
LIBRA: A criptomoeda do Facebook! O que não te contaram!!!

Imagina uma moeda universal que você usar tanto para pagar uma pizza quanto para pagar àquele dogão ou churrasquinho no seu bairro. Com essa tal moeda do facebook, a LIBRA, você vai poder realizar micro-pagamentos de forma rápida e barata.

Outra coisa que qualquer pessoa poderá fazer, caso tenha a moeda LIBRA, é poder viajar pra qualquer parte do mundo e pagar com a criptomoeda do facebook, já que você não irá mais precisar trocar o seu dinheiro nas tradicionais casas de câmbios.

Sendo assim, estamos vivenciando o nascimento da maior plataforma de dinheiro digital do mundo!

A aceitação do LIBRA será descomunal, já que o facebook tem 2.7 bilhões de usuários mundo a fora, cuja ampla maioria em algum momento vai utilizar a criptomoeda. Com o Libra, milhões de pessoas passariam a ter acesso aos serviços de um banco sem ter uma conta bancária. Ou seja, a moeda do facebook veio com o intuito de desbancarizar os bancos.

Quem está por trás da criptomoeda LIBRA?

O White Paper revelou que a Libra Association é uma subsidiária para supervisionar o novo produto da rede social.

Ou seja, o Facebook não vai, de fato, controlar à criptomoeda, a rede social apenas está se unindo com a Libra Association através de uma subsidiaria recém-criada, a Calibra, que construirá toda a infra-estrutura para a LIBRA, como a Wallet (carteira), por exemplo.

O primeiro produto da Calibra será a sua carteira digital (como mencionamos agora pouco) que será integrada com Messenger, WhatsApp, Instagram e “aplicativo independente”, de acordo com o seu whitepaper.

Para garantir o funcionamento dessa criptomeda o Facebook tem parcerias de peso como: Uber, PayPal, Mastercard, Visa, Xapo, Coinbase, Booking Holdings, Spotifye muitas outras gigantes do mercado.

A intenção do Facebook é ter 100 empresas e cada uma delas irá pagar dez milhões de dólares para ter direito a um nó na rede da LIBRA para garantir as transações e a neutralidade da rede.

Nas palavras da Associação: “A ideia é criar uma moeda simples, global e com uma infra-estrutura financeira dando poder a bilhões de pessoas.

Agora a coisa começa a feder:

Durante entrevista ao portal BBC, Mark Zuckerberg declarou o seguinte: “O diferencial da LIBRA para outras criptomoedas é que, enquanto as outras criptomoedas não utilizam os sistemas bancários tradicionais a criptomoeda LIBRA trabalha JUNTO COM OS BANCOS“.

“A moeda LIBRA foi criada já dentro da regulação que o sistema bancário tem para impedir que o dinheiro seja usado de maneiras ilícitas. Já o bitcoin e as criptomoedas sempre foram usadas por criminosos por falta de regulação“, destacou o CEO do facebook.

O que não te contaram #1

Agora, a moeda do facebook (LIBRA) vai usar os dois lados: a moeda digital com a regulação do sistema bancário atual.

LIBRA: Lobo em pele de cordeiro!
LIBRA: Lobo em pele de cordeiro!

Ou seja, a criptomoeda do facebook, literalmente, FOGE como um gato escaldado com água fria da ideologia das criptomoedas tradicionais, que é a DESCENTRALIZAÇÃO e não ter um ente central mandando ou desmandando conforme seus interesses governamentais.

As criptomoedas precisam ter cinco componentes:

  • 1 – A moeda,
  • 2 – Algoritmo de consenso que vem através da prova de trabalho (proof of work) ou prova de participação (proof of stake),
  • 3 – Sistema de governança aberto a toda comunidade,
  • 4 – Um mecanismo de segurança através de assinaturas criptografadas e por último e não menos importante;
  • 5 – Uma estrutura de armazenamentos de registros de dados (blockchain)  
Libra e seus parceiros de peso!
Libra e seus parceiros de peso!

Já a criptomoeda LIBRA, foge totalmente dos requisitos básicos de ser uma “criptomoeda”, já que a mesma é:

  • Uma criptomoeda Fiat,
  • Não é aberta para qualquer participante,
  •  Apesar da moeda afirmar que será global, ela não será global devido aos governos estatais que tentarão impedir o seu crescimento e isso já está acontecendo,
  • Não é NEUTRA, porque o usuário que quiser a LIBRA terá que fazer um belo de um cadastro,
  • Não é resistente a censura, já que seus “parceiros”, tem endereço físico e portanto, estão sujeitos a pressões governamentais,
  • Não é descentralizada, porque todos os validadores da rede são conhecidos, autorizados e regulados e completamente a mercê de pressões políticas estatais.

Resumindo o assunto: A LIBRA é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro e, portanto, passa bem longe de ser uma criptomoeda. A Libra é apenas uma moeda Fiat que compete com as moedas fiats estatais que todos nos conhecemos bem.

O que não te contaram 2#

O Bitcoin (BTC) sofre uma volatilidade muito grande devida à lei natural da oferta e demanda. Enquanto houver essa volatilidade, isso irá dificultar a utilização do bitcoin como moeda corrente (no dia-dia).

Já o projeto da criptomoeda LIBRA, visa acabar com essa volatilidade. Isso será possível porque a moeda do facebook será uma Stablecoin. Ou seja, uma moeda estável, cujo seu valor será pareado a um ativo subjacente, como o Dólar, Euro e títulos públicos de curto prazo. Isso significa que a LIBRA terá um valor equivalente a um dólar.

Seguindo o próprio documento oficial, o sistema da Libra utilizará reserva de diversos depósitos bancários em moedas fiats e investimentos de títulos públicos de governos estáveis.

Ou seja, a moeda LIBRA é lastreada na confiança nas políticas monetárias dos respectivos Bancos Centrais que emitem as moedas fiats, os bancos que fazem a reserva dessas moedas e na garantia que esses governos honrem o pagamento de seus títulos públicos.

No caso dessas “reserva de valor” baseado em títulos públicos, caso algum governo dê algum calote, a moeda LIBRA perderá parte do seu valor intrínseco, o que será extremante prejudicial para uma criptomoeda que diz ser uma Stablecoin e têm um ativo subjacente que garante a paridade com o valor da moeda.

O que não te contaram 3#

Ninguém vá achando que, só porque já tem uma conta no facebook terá direito a comprar sem problema essa criptomoeda. Todos, sem exceções, terão que fazer esse cadastro de tal forma que – é como se você tivesse, literalmente, abrindo uma conta bancária.

Sendo assim, quem se submeter a esse cadastro dará ainda mais poder para os governos estatais parasitas saberem quanto você transaciona para que possam lhe cobrar ainda mais impostos. Simples assim!

No próprio documento está escrito que: “Conformidade com a lei, podemos compartilhar dados a fim de ATENDER as exigências legais ou REGULATÓRIAS, que incluem o compartilhamento com as autoridades de aplicações da lei” (…).

Ou seja, essa criptomoeda do facebook, literalmente, é um verdadeiro CAVALO DE TRÓIA!

Outro princípio básico que foi totalmente ignorado pelo projeto LIBRA é que o usuário que aderir a criptomoeda LIBRA, não será dona do seu próprio dinheiro. Já que a plataforma tem como saber quem você é, onde você mora, quanto você transaciona por; dia, semana, mês e/ou ano. Isso sem contar que basta alguns parasitas estatais fazer alguma pressão que todos os seus dados serão vazados para a Receita Federal.

Já o bitcoin, ao baixar a carteira e colocar suas moedas na mesma, elas são suas. Não tem como algum governante parasita saber a quantidade, quantas transações você fez, pra onde mandou e pra quem. Já a moeda do facebook, literalmente, é um livro aberto.

O bitcoin é:

  • 1 – descentralizado
  • 2 – Aberto
  • 3 – Neutro  
  • 4 – Global
  • 5 – Resistente a censura

Tudo que a criptomoeda LIBRA não é.

Não caia nessa! Se você quiser usar a moeda do facebook, tudo bem, sem problema. Não tem nada demais nisso! Agora, se você quer se livrar do governo e dos parasitas estatais você deverá usar as criptomoedas DESCENTRALIZADAS e dar um FODA-SE gigantesco ao papai ESTADO.

A moeda está prevista para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2020.

Com informações do site: www.batistacoin.net

Boa sorte a todos!

Leia também...