A TV por Assinatura já era??? Parece que sim!!!

Eu nunca imaginaria que um dia iria dizer isso: A TV por Assinatura já era! Cheguei a essa conclusão hoje, quando a ClaroTV substituiu o Discovery Civilization para dar lugar ao HGTV (Home & Garden Television).

A SKY também substituiu o DC para dar lugar ao HGTV que terá mais ou menos a mesma programação do Discovery Home & Health, cujo esse novo canal foi apelidado de: “É de Casa 24”.

Na minha humilde opinião essa é a maior burrice da via láctea! Colocar um novo canal para exibir mais ou menos a mesma coisa que o Discovery Home & Health já exibi. O Discovery Civilization tinha uma boa programação.

A TV por Assinatura no Brasil já era? Parece que sim!

O único problema do DC era a sua programação que está num loop eterno. Só para vocês ter uma ideia, tem um programa chamado “História Americana: Realidade e Mito”. O canal só exibia a 2ª temporada. Por que a emissora nunca exibia a 1ª temporada?

O DC exibiu grandes documentários como por exemplo:

Titans do mercado
Titans do mercado
  • O império do Petróleo de Rockefeller,
  • Como e o porquê Samuel Morse inventou o Código Morse,  
  • Como Andrew Carnegie criou o maior império do aço nos E.U.A,
  • Como Henry Ford criou a linha de montagem,
  • American Lawmen: Os Homens da Lei contando como Joe Petrosino acabou com a máfia Italiana,
  • O que a História Esqueceu ou,
  • Como, e o que motivou Samuel Colt a inventar a pistola mais famosa do oeste.

Enfim, o DC tinha uma ótima programação para quem curtia documentário e agora, esse canal será substituído por um canal medíocre. tudo porque os tapados dos programadores do grupo Discovery Networks não estão nem aí pra nada.

É por essas e outras que este vídeo acima e este post põe em xeque a credibilidade da TV por Assinatura no Brasil. 

Não para por aí, o seu predecessor:

O Discovery Channel – deixou de ser o canal da descoberta há muito tempo. Hoje, a programação da emissora se resume a exibir reality idiotas de como ficar vivo, pelado e isolado na floresta, como por exemplo:

  • Largados e Pelados
  • Largados e pelados: A Tribo
  • Nu e abandonado 
  • Construções remotas
  • kilos mortais
  • Monstros do Rio

O canal deveria ser renomeado para “Discovery Adventures” ou “Discovery Reality”, porque é só o que exibi.

O que dizer do History?

Outra bosta de canal!

No começo o History tinha um slogan incrível: The History Channel onde a história ganha vida. De fato, os fantásticos documentários que eram exibidos na emissora eram tão fodasticos que a história, literalmente, ganhava vida.

Nos primórdios da TV paga no Brasil a emissora exibia documentários de excelente qualidade: 

  • A história dos aranha-céus,
  • A invenção da vacina,
  • A criação da escada rolante,
  • Hoje na História,
  • Essa semana na História,
  • Maravilhas Modernas,
  • A peste negra que varreu a Europa (…).

Enfim, era documentários de altíssima qualidade.

Hoje, a programação do canal é uma desgraceira só! Se resume ao programa “Trato Feito”. São tantos programas desse tipo que o nome da emissora deveria ser renomeada para ‘Trato Feito Channel. #ficacadica – para matar de vez o canal.

O que dizer dos canais de séries e variedades?

O meu sonho de consumo no ano 2000 aos poucos está morrendo e isso é graças a incompetência desses programadores.

Um bom exemplo disso é a Wanner Channel. Já faz uns sete anos que eu sou assinante de uma TV por Assinatura e durante esse período a emissora exibe as mesmas séries:

  • Dois Homens e Meio,
  • Big Bang a Teoria, 
  • Frieds e, 
  • Supernatural.

Em 2015, para comemorar os seus 20 anos na América Latina a emissora reprisou o primeiro episódios de algumas séries que marcaram época na emissora, como por exemplo:

  • Smallville
  • Cold Case
  • Desaparecidos
  • Friends
  • Supernatural

Eu achei essa atitude fodastica, principalmente as séries Cold Case e Desaparecidos. São séries que a emissora poderia criar um horário para exibi-las. No entanto, ao longo desses sete anos que estou como assinante da TV Paga a emissora mantém essas mesmas séries. 

Isso dá a entender que, se por acaso a Wanner retirar essas séries do ar a emissora vai a falência. Não tem outra explicação!

O que dizer da Fox?

Outro canal que deixou a desejar a muito tempo! A emissora que já teve um dos melhores primetime da época de ouro da tv paga, hoje, a sua programação se resume ao desenho “Os Simpsons” e a filmes reprisados. 

Dá para contar apenas nos dedos das mãos e ainda sobra às séries que são exibidas na emissora.

Ao invés da Fox reestruturar a sua grade de programação – nãaaaaaaao – a emissora prefere criar DOIS canais PREMIUM nos quais são destinados a exibições de séries premiadas. Contudo, esse seu trunfo – na minha opinião – é um verdadeiro tiro no pé – já que o grupo Fox induz o assinante a assinar esse aplicativo a parte , cujo mesmo é vendido pela bagatela de R$24,90.

O que dizer do FX: A emissora foi criada para ser o canal para Cabra Macho e, com passar dos tempos, se tornou apenas mais um canal que exibi filmes reprisados, uma série aqui, outra acolá e algumas animações que já foram o trunfo do canal Fox.

E o que dizer dos canais infantis? Cada vez piores!

O Cartoon Network, por exemplo, literalmente, alterou o perfil da sua audiência. Antes, o CN tinha uma programação que abrangia toda faixa etária. Ou seja, além das crianças, a programação do canal agradava jovens e adultos que gostavam de um bom desenho animado.

O que dizer do bloco Tunami e os seus melhores animes: Cavaleiros do Zodíaco, Inuyasha,  Yu hakusho, Gundam Wing. Isso sem contar outros excelentes desenhos animados e maratonas de desenhos clássicos.

Ted Turner – criador do Cartoon Network

Hoje, o maior canal de desenhos do mundo está tão avacalhado que o seu criador – Ted Turner (foto) declarou que gostaria de comandar o cartoon novamente.

O canal, literalmente, ignorou o público geral e focou apenas em uma faixa etária específica deixando a sua programação chata, abestalhada e abobalhada.

Para calar a boca de muitos assinantes que criticaram ‘o qual ficou chata a programação do CN‘ os responsáveis pela Times Warner – empresa que é distribuidora dos canais: CNN, TNT, TBS, Warner, Cartoon Network (…) na América Latina – criaram o Tooncast, dedicando a exibir apenas desenhos clássicos.

No começo, o novo canal de desenhos da TW era disponibilizado apenas em operadoras pequenas. Depois de muita luta e reclamações de outros assinantes, o Tooncast finalmente começou a ser transmitido em uma grande operadora de TV Paga e essa operadora foi a Via Embratel – que mais tarde tornou-se a ClaroTV.

No entanto, o Tooncast está, literalmente, jogado às traças, com a mesma programação. De vez em nunca é que um novo velho desenho é colocado na grade do canal. Só pra vocês terem uma ideia do quanto a programação do Tooncast está em um Loop eterno, desde que o canal estreou – em 2008 – os desenhos : Pokémon, Os Flintstones e Os Jetsons continuam sendo exibidos na grade da emissora. A primeira fase do anime ‘Dragon Ball’ também era exibido, porém, devido a questões contratuais a emissora retirou o anime do ar.

Sendo assim, o Tooncast foi criado apenas para CALAR A BOCA de muitos assinantes que estavam insatisfeitos com a programação do Cartoon Network.

Isso sem contar o Nickelodeon que, literalmente, substituiu os seus desenhos – menos a sua pérola: Bob Esponja – para dar lugar a série de adolescente abobalhados e perturbados que estão na puberdade. Isso sem contar outros canais de variedades!

Enfim pessoal. Antes eu achava até um certo exagero quando alguns usuários nos fóruns afirmavam que a TV por Assinatura iria morrer. No entanto, aos poucos eu estou vendo que não é tão exagerado assim. Tem um certo fundamento por aí!

Com passar dos anos a quantidade de canais aumentou muito e a qualidade da programação caiu drasticamente. Isso significa que quantidade não quer dizer qualidade! 

Os streamings estão ficando cada vez mais populares enquanto a TV por Assinatura está morrendo

Cada vez mais pessoas estão cancelando a TV Paga e buscando outras formas de ver tevê, que são os Streaming.  (veja o vídeo acima) e ouça o nosso podcast#2.

Os streaming estão ficando cada vez mais populares e esse é um caminho sem volta

Ainda tem uma boa parcela de pessoas que adoram zapear pelos canais pagos. Eu mesmo sou uma dessas pessoas. Porém, se até eu estou começando a duvidar ferozmente da “qualidade da TV Paga”, o que dirá de muitos por aí.

Então, essas operadoras juntamente com os programadores de todos os canais ao invés de se reunirem e procurar saber como podem melhorar esse serviço… não – os programadores não fazem nada para melhorar a programação e as operadoras, após o cliente completar um ano de assinatura vem àquele generoso aumento na mensalidade. Aí fica difícil!

Tanto os donos de todos esses canais quanto as operadoras pensem o seguinte:

Não é a Times Warner, O Grupo Fox, O Grupo Discovery Network que manda nesses canais..,

Não é a ClaroTV, SKY ou VIVO que mandam nesse setor…

Quem manda em TUDO ISSO é o assinante!

Sem o assinante, toda essa infraestrutura vai por água abaixo, vai pra cucuia! Então, operadores e programadores da TV por Assinatura ouçam os seus assinantes antes que seja tarde demais.

Porque, o assinante não é obrigado manter a sua assinatura, mas vocês são obrigados a ter assinantes. Pensem nisso!

Boa sorte!

Leia também...